quinta-feira, 13 de maio de 2010

Yellowstone um supervulcão adormecido


Quando se fala em Yellowstone logo lhe vem na cabeça o Zé colmeia certo ? esqueça se eu lhe falar que debaixo desse lindo parque existe um super vulcão capaz de destruir 50% dos EUA e fazer com que o planeta fique a beira de um cataclisma de proporções gigantesco você acreditaria ? Então acredite ele existe, o Vulcão de yellowestone 90 km de extensão e sua caldeira é 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena. Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30 °C. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50 °C.

Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900 °C, incinerando tudo em um raio de 1900 km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia. O tremor de terra resultante da erupção atingiria grau 8.9 na Escala Richter , provocando uma onda subterrânea que iria se espalhar até o oceano, causando uma tsunami com ondas de 55 metros que iria devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul e Ásia.

9.5 o dia em que o planeta tremeu


Grandes tremores aconteceram no nosso planeta esse ano mas nenhum deles chega ao grande sismo que aconteceu no Chile em 1960 que ficou conhecido como o Sismo de Valdivia. Ocorrido no dia 22 de maio o sismo foi sentido em varias partes do planeta e produziu um tsunami que afetou o Oceano pacífico, Havaí e Japão. Cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas. Tsunamis causados pelo tremor causaram 62 mortes no Havaí e 31 nas Filipinas nas horas seguintes, e réplicas do primeiro abalo puderam ser sentidas por mais de um ano, o número de vítimas e os prejuízos deste desastre nunca foram conhecidos com precisão. Diversas estimativas quanto ao número total de mortes directamente associadas ao sismo e tsunamis foram publicadas. Esse é conhecido como o maior terremoto que já aconteceu na historia da humanidade e esse ano ele completa 50 anos.

Por que 2012 ?

Dezembro de 2012 marca o fim do atual ciclo b'ak'tun da contagem longa mesoamericana, a qual era usada na América Central antes da chegada dos europeus. Embora a contagem longa tenha sido provavelmente inventada pelos olmecas, tornou-se estritamente relacionada com a civilização maia, cujo período clássico durou entre 250 e 900 d. C.. Os maias clássicos eram alfabetizados e seu sistema de escrita encontra-se substancialmente decifrado.

A contagem longa define a "data zero" em um ponto do passado, que marcou o fim do mundo anterior e o início do atual, correspondente a 11 ou 13 de agosto de 3114 a. C. no calendário gregoriano, dependendo da forma utilizada. Ao contrário do calendário usado atualmente pelos maias, a contagem longa foi linear, e não conjuntural, e mantida em unidades de tempo baseadas no sistema vigesimal. Por esse meio, 20 dias correspondem a um uinal, 18 uinals (360 dias) a um tun, 20 tuns a um k'atun e 20 k'atuns (144.000 dias) correspondem a um b'ak'tun. Assim, por exemplo, a data maia 8.3.2.10.15 representa 8 b'ak'tuns, 3 k'atuns, 2 tuns, 10 unials e 15 dias desde a data zero. Muitas inscrições maias têm a contagem de mudança para uma ordem mais elevada após 13 b'ak'tuns.. Hoje, as correlações mais amplamente aceitas para o final do décimo terceiro b'ak'tun são no calendário ocidental os dias 21 e 23 de dezembro de 2012.

Fonte wikipedia